Tel. 48988150050 (Whatsapp)

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

©2019 by House Lab

Sustentabilidade 

Temos assistido nas últimas décadas o uso indiscriminado dos recursos naturais, em prol do bem-estar humano e do desenvolvimento econômico. O homem se tornou um dominador da natureza, com a crença de que seus recursos era infindáveis, produzindo o que conhecemos como "sociedade de consumo". 

Esse modelo de desenvolvimento tem sido cada vez mais questionado devido ao impacto de tais escolhas sobre o meio ambiente, trazendo como consequências a poluição, o desperdício, e uma maior desigualdade social. A necessidade urgente de mudarmos essa visão trouxe a ampliação das ideias de sustentabilidade, que levam em conta a harmonia entre natureza e sociedade em qualquer empreendimento humano.

Bases do Desenvolvimento Sustentável

Permacultura

Permacultura é uma expressão originada do inglês “Permanent Agriculture” e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 do século passado. Ao longo dos anos ela passou a ser compreendida como “Cultura Permanente”, pois passou a abranger uma ampla gama de conhecimentos oriundos de diversas áreas científicas, indo muito além da agricultura.

 

Atualmente, a permacultura abrange diversos conhecimentos, passando pela compreensão da ecologia, da leitura da paisagem, do reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias e do bem manejar os recursos naturais, com o intuito de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

É considerada uma ciência holística e de cunho socioambiental, que congrega o saber científico com o tradicional popular, visando a nossa permanência como espécie na Terra.

A permacultura possui três éticas: 

 

-  Cuidar da terra

-  Cuidar das pessoas

-  Cuidar do Futuro,  incentivando limites ao crescimento e ao consumo e a partilha justa. 

A Flor da Permacultura - por David Holmgren